Albertina
Barra do trombudo
Barragem
Bela aliança


Primeiro Bairro de Rio do Sul a ser explorado.

Você já conhece a história do Bairro Bela Aliança? Sabe quais são as atrações turísticas neste Bairro? Qual a importância e como era conhecido o Bairro Bela Aliança?
Essas perguntas e outras curiosidades você irá descobrir ao ler o post abaixo. Surpreenda-se com o Bairro Bela Aliança!

Origem
Como o próprio título diz, o Bairro Bela Aliança foi o primeiro lugar a ser explorado pelos colonos alemães e descendentes na região. O Bairro era conhecido por Colônia do Ribeirão Matador, atualmente, Bairro Bela Aliança.
Havia um homem vindo da Alemanha, ele chamava-se Francisco Frankenberger, ele visitou o Alto Vale do Itajaí, e em 2 de setembro de 1892, ele comprou um lote de terras devoluta Nº 72 em Matador. Já instalado no lugar, ele iniciou-se na agricultura, os materiais e sementes eram adquiridos em Blumenau e transportados com carroças e cavalos até a sua residência.
Nada se espalha tão rápido como uma boa notícia, não é mesmo? A notícia de que a terra era promissora e muito boa, fizeram com que muitos colonos viessem para este Bairro. Foi construído um galpão onde os colonos ficavam até que suas residências fossem edificadas, ali trabalhavam todos em mutirão, um ajudava o outro e vice e versa, eram parentes, amigos e dadas as circunstâncias, as opções eram poucas: construções das casas, igreja, o cultivo de terra e escola. As famílias que não produziam determinado produto, trocavam com outra família que trabalhava com o cultivo desse produto, e assim havia a permuta.
Mais tarde, iniciou-se as primeiras atividades industriais e do comércio, os nomes por trás dessa importância histórica foram os Swarowski, Hering, Kopelke, Lucas, Schlup e Fuchs. Por exemplo, Ferdinand Schlup construiu o primeiro hotel e serraria em 1912. Já Alfredo Swarowski dedicou-se a comercialização de fumo em folha, isso no ano de 1916.
Com o passar do tempo ele tornou-se secretário de escola, uma escola particular onde os professores eram as pessoas da comunidade e ali participavam várias famílias, como a família Hasse, Strelow, Porath, Hoffmann, Schlup dentre outros. E no ano de 1959, a escola denominou-se Grupo Escolar Willy Hering.
O Colégio funciona ainda hoje e está localizado na Rua Conselheiro Willy Hering.

Atrações Turísticas
Você já ouviu falar do Patrimônio Histórico Arquitetônico no Bairro Bela Aliança? Não? Pois lá vai!!
O Patrimônio é um Bar Germânico que preserva a influência da cultura alemã e é considerado um dos pontos turísticos mais visitados no Bairro. Ali você desfruta de uma comida típica feita em forno a lenha, de um pastel caseiro da D. Elvira sem igual, feito na hora, além é claro de desfrutar da arquitetura alemã com exposição de peças antigas que predominam o ambiente.Outra atração turística é a antiga Estação Ferroviária Matador na Estação Cultural do Bairro Bela Aliança, conhecida como Tremtur. É um projeto que visa o resgate da história, em que viagens de trens era comum no Alto Vale do Itajaí. Atualmente, o espaço conta com o Museu do trem, possui fotos e objetos utilizados na estação, além de possuir uma unidade descentralizada da Fundação Cultural, onde desenvolvem alguns cursos como por exemplo, dança de salão, teatro, violão, pintura em tecido e desenvolvem também outros projetos culturais.
Outra bela atração é a famosa Cachoeira da Magia, com queda d’água de 35 metros de altura, uma das mais belas cachoeiras do município. O local é tranquilo, os visitantes podem praticar esportes radicais como rappel, tirolesa, pêndulo, além de desfrutar das trilhas, a área de camping e piscinas naturais. Paga-se uma taxa de entrada no valor de R$10,00 por pessoa, para quem não conhece a cachoeira, vale a pena conhecer!

Sobre o Bairro
O Bairro passou por diversas situações, um exemplo, as terríveis cheias. As maiores cheias que se tem notícia foram dos anos 1983 com 13,58 metros, em 1984 com 12,80 metros e 2011 com 12,96 metros. Isso porque no centro do município ocorre a confluência de dois rios, que quando se juntam faz com que a Cidade sofra com as grandes cheias.
Apesar do histórico das cheias, o Bairro mudou muito, e as pessoas que vivem ali se surpreendem com a força que o Bairro possui. Destaca-se pelo desenvolvimento crescente, as belas e históricas atrações culturais.

Curiosidades
Você sabia que um dos fundadores da Sociedade de Atiradores no Bairro Bela Aliança foi o Willy Hering?
Isso mesmo! No ano de 1906 e 2007 especificamente no dia 12 de maio de 1906, emigrantes alemães fundaram a Sociedade de Atiradores, sendo Willy Hering, o único brasileiro nato, Johann Henrich Kopelke, Hihelm Klaar, Hermann Fucks e Alfred Kleinhempel. Esses caras eram conhecidos como “Os cinco Unidos”, pois eles criaram um coral e se apresentavam em festivais que haviam na época. Não obtiveram sucesso, mas não os impediram de continuarem sendo unidos.
Mais tarde, Alfred Kleinhempel sugeriu transformar o coral em uma sociedade. A ideia foi bem aceita por todos, e desde essa época foi denominada a Sociedade de Atiradores Bella Aliança onde começaram a praticar tiro ao alvo.
O primeiro tiro de rei foi no ano de 1908. Demoraram cerca de dois anos para receberem as medalhas que vinham da Alemanha, e então foi comemorado e realizado uma grande festa.

Venha conhecer…
Segundo moradores do Bairro, o lugar é tranquilo, é uma região que apresenta belas paisagens naturais e alguns deles bem escondidos, como por exemplo, a Cachoeira da Magia e o Bar Germânico. Andei alguns quilômetros, até achar o lugar, mas a paisagem e a paz que o lugar transmite, para mim é uma grande recompensa!

Escrito por Suelen Tavares Ziehlsdorff.

E você! Qual a sua experiência no Bairro Bela Aliança?
Boa vista


Lugar seguro, ruas arborizadas, em ótima localização.

Morar em um ótimo Bairro é uma experiência e tanto, visto que você jamais terá tédio e sempre terá o comércio e serviços que facilitarão o seu dia a dia.
Por ser um Bairro elevado, possui ótimas vistas da Cidade de Rio do Sul – a Cidade alta, assim denominado por um apresentador de rádio.
Bairro Boa Vista!

História
No ano de 1931, já com a emancipação de Rio do Sul, o Bairro Boa Vista já era habitado por famílias. Dentre eles, João Dacol, que no ano de 1934 adquiriu vasta área no Alto do Boa Vista, da Colonizadora Companhia Paul, onde fixou residência com sua família.
João dedicou-se a exploração de pedreiras, a exemplo de seus familiares. Pode se dizer que Rio do Sul está alicerçado sobre as pedras do Alto Boa Vista, também conhecido como Morro do Dacol.
Com o desenvolvimento do Bairro foi construída a Escola E.E Básica João Custódio da Luz, homenagem ao deputado estadual que trabalhou pela sua implantação.

Uma atração da localidade, se não a mais importante, é o Pico da Bandeira. Esse nome Pico da Bandeira denominou-se a partir de várias tentativas de um militar reformado, fixar incansavelmente uma bandeira em seu topo. Incansavelmente porque toda vez que ele fixava a bandeira, ela era destruída por vândalos. Os antigos moradores nunca souberam o seu nome.

Nesse mirante natural, se encontra repetidoras de televisoras, transmissores da Rede Bela Aliança de Televisão, da Mirador FM, rádios transmissores e antena de celular.
O Bairro Boa Vista é basicamente residencial, existem aproximadamente 52 Ruas. É um Bairro com a tranquilidade do interior, mas bem próximo do Centro da Cidade de Rio do Sul.
O desenvolvimento do Bairro ganhou mais ênfase nos anos de 1983, 1984 e 2011, após as três grandes enchentes. Vários moradores dos lugares baixos, transferiram suas residências para o Bairro Boa Vista, pelo asfaltamento do contorno viário e pela proximidade do Centro. Em épocas de enchente o caminho fica livre para o Hospital, farmácias, mercados e outros diversos serviços.
O Bairro Boa Vista acompanha o desenvolvimento de Rio do Sul. As casas foram melhoradas, as Ruas estão asfaltadas, as vendas deram lugar aos mercados, cada vez mais estruturado para novos moradores, dentre outros.
No Bairro Boa Vista se vê muito o espírito solidário de um povo honesto e trabalhador e o desejo de evoluir constantemente.

Mobilidade Urbana
Para se locomover dentro do Bairro existem inúmeros pontos de ônibus, que proporciona fácil acesso ao Centro de Rio do Sul. Para quem usa o transporte público por exemplo, tem fácil acesso pela Rua Humaitá. Para quem prefere se locomover com automóvel, tem fácil acesso pela Estrada Rondônia e Rua Humaitá ou pela Rua Guilherme Becker e Rua Humaitá. Através da Rua Humaitá também consegue acesso para a BR 470, trajeto mais rápido por haver pouco trânsito.

Comércio
O Bairro possui lojistas e revendedores de mercadorias de qualidade e com um preço acessível. É possível encontrar acessórios de moda, roupas masculinas, femininas e infantis, assim como moda praia, íntima entre outros.

 Infraestrutura e Lazer
O Bairro Boa Vista conta com diversos serviços, como mercados, empresas de pequeno porte, uma escola, centro social, posto de saúde e campo de futebol que atraem os moradores e visitantes. O destaque é para a Praça de Esportes Ademar Koepp – Campo de futebol do Bairro Boa Vista.
O campo é aberto para todo o público, em algumas ocasiões é planejado uma programação esportiva, no qual, atletas de mais de 10 Bairros participam do evento. Todas as dinâmicas são supervisionadas por profissionais de educação física e técnico da fundação.

É no Bairro Boa Vista que oferecem também atendimento para toda a comunidade nos Postos de Saúde ESF e UBS. Os serviços prestados pelos postos são consultas médicas, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, fornecimento de medicação básica, dentre outros.
O horário de atendimento dos postos é de segunda a sexta das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00, parando sexta às 11:30 para reunião interna.

Sobre o Bairro…
Um Bairro tradicional, característico, que evoluiu, cresceu, e hoje, procurada e destino de muitas famílias de toda Cidade de Rio do Sul. Famoso pela ótima localização e pelo fácil acesso aos diferentes serviços e infraestrutura.
Motivos não faltam: Tranquilidade, segurança e comodidade. Um dos Bairros mais antigos e bem estruturados de Rio do Sul. Região bem valorizada, sem dúvida, um dos Bairros mais procurados para se viver.

Escrito por Suelen Tavares Ziehlsdorff


Bremer
Budag


A história do Bairro Budag iniciou-se em 1918, com a instalação do primeiro morador Walter Budag. Walter Budag, solteiro na época, junto a Grunwalt fundaram a primeira casa de comércio, onde vendiam: ferramentas, mantimentos, roupas e produtos locais.
O desenvolvimento do Bairro Budag começava a 89 anos e vem se destacando desde então. Porém, o Bairro foi muito castigado devido as cheias do rio Itajaí do Oeste. Isto levou muitos empresários, e muitas famílias a transferirem suas empresas e procurarem um lar em outras localidades.
O destaque vai para o SESC: Serviço Social do Comércio, surgiu do compromisso de empresários deste setor em colaborar com o cenário social, por meio de ações que proporcionassem melhores condições de vida a seus empregados e familiares e o desenvolvimento das comunidades onde vivem. Promovem diversas atividades na área da educação, saúde, cultura e lazer.
O SESC é uma escola direcionada para as famílias, principalmente as que trabalham no comércio. Lá desenvolvem atividades como Balé, futebol, academia, além de possuir creche e o Fundamental.

Mobilidade
Chegar e sair do Bairro é bem fácil, já que, além das inúmeras linhas de ônibus, possui fácil acesso ao Centro de Rio do Sul, através da Rua Vítor Meireles e pela Avenida Oscar Barcelos. O acesso para a BR-470 ocorre pela Estrada Boa Esperança ou pela Avenida Oscar Barcelos.

Educação
O Bairro possui opções para os estudantes, tais como: a Escola de Educação Básica Alfredo Dalfovo, Centro de Educação Infantil Prefeito Danilo Lourival Schmidt, Centro de Educação Infantil Prefeito Matheus Alves Conceição e SESC.

Monumento
Uma Imponente e Solitária Edificação em Meio ao Bairro Budag, onde hoje se encontra o Casarão Sushi Bar. A história deste casarão, começa com a chegada de um imigrante alemão, que buscava em Rio do Sul, uma terra de prosperidade, mas principalmente uma fuga da guerra. Em 1942, o casarão ficou pronto, e o imigrante, que não possuía herdeiros, faleceu, e a construção passou a ser patrimônio da prefeitura.
Através de um leilão efetuado pelo município, Walter Budag adquiriu a edificação, e assim a casa começou a tomar vida e se encher de histórias novas. Walter era casado com Eleonora Kaiser Budag e com ela teve cinco filhos, Rahalf Budag, Martin Budag, Gerald Budag, Irmingardt Budag e Isolda Budag. Em poucos anos a casa se tornou uma referência dentro do bairro e da região. O Sr. Walter, era dono de uma das renomadas e reconhecidas empresas instaladas na região a “Walter Budag Filhos”, e em decorrência de sua grande visibilidade dentro da cidade, o bairro foi chamado em sua homenagem de Bairro Budag. A “Walter Budag Filhos”, passou mais tarde a ser denominada “Budag Implementos Rodoviários”, e atuava na fabricação de trucks para caminhões e carrocerias. A empresa fechou as portas no final de 2003.
A casa então passou para sua filha, e continuou a abrigar a história da família, enquanto o bairro se expandia para todos os lados, se tornando um grande pólo dentro da cidade de Rio do Sul. Em 1984, a casa sofreu com a grande enchente, e a família Budag resolveu vender a edificação, passando para a família Dalpiaz, e juntamente com a casa, uma grande parcela de terra que a acompanhava.
A família Dalpiaz, atual proprietária da edificação, decidiu por não demolir a residência e respeitar a história que cada tijolo carregava, e ocupar ela de uma forma peculiar, mas respeitando cada pedaço da edificação e reutilizando todos os pedaços da antiga casa, para construir uma nova história.

Hospitais e Postos de Saúde
O Bairro conta com serviços voltados para a saúde da comunidade, como se pode observar com: o Posto ESF Budag, com atendimento de segunda a quinta das 07:30 as 11:30, e as 13:00 as 17:00 e sexta as 07:30 as 11:30, não abrindo a tarde.

Curiosidades
Uma referência do Bairro é o Steffen Snooker Bar, mais conhecido com Bar do Steffen. Uma das atrações que ocorrem por lá, são os campeonatos de sinuca, além de proporcionar um momento de descontração e de lazer, é possível vivenciar a participação de jogadores profissionais, que praticam e levam o esporte mais a sério. Steffen Bar atua desde 1974, e é um ótimo lugar para reunir os amigos, possui ótimos lanches e bebidas e diversas mesas de sinuca.
Outra referência do Bairro Budag é a empresa Comércio de Bebidas Pindonako – Distribuidores de Bebidas. Atua desde 1979, e até hoje é uma das empresas que mais cresce e que possui diversas variedades de cervejas, destilados dentre outros.

O que você acha do Bairro Budag?

Escrito por Suelen Tavares Ziehlsdorff
Canoas
Canta galo
Centro

Um dos bairros mais importantes de Rio do Sul.

É no Centro onde a Cidade acontece.

O Centro se destaca por ser o Bairro de maior referência da Cidade de Rio do Sul. Morar ou trabalhar num Bairro como ele oferece a você e a sua família, inúmeras opções de serviços e infraestrutura.

Conheça a História do Bairro Centro e um pouco mais sobre o que ele tem a oferecer
O Centro de Rio do Sul começou no século XIX, com a construção da Estrada Blumenau/Curitibanos pelo engenheiro Emilio Odebrech.
No ano de 1892, Basilio Correa de Negredo edificou sua casa à margem do Rio Itajaí do Sul, onde exercia a função de balseiro. A balsa que transportava os viajantes de uma a outra margem, foi o elemento principal da formação da Cidade.
Com a instalação do município no dia 15 de abril de 1931, a localidade emancipou-se em 1912 e desmembrou-se de Blumenau em 1930, passando a denominar-se Rio do Sul.
O desmembramento de Blumenau foi obra do deputado Ermembergo Pellizzetti, sendo considerado, por essa razão, o fundador de Rio do Sul.  
No início dos anos 40, conta o historiador Vitor A. Peluso Jr, que os edifícios públicos apresentavam bons aspectos, apesarem de serem em número reduzido. A Prefeitura municipal foi uma das construções mais antigas em alvenaria feita no município.
Peluso Jr diz que os habitantes de Rio do Sul são pessoas que foram atraídas pela possibilidade de negócios que apresentava a rápida concentração da população. Uma visão de Peluso Jr do Bairro Centro na década de 1940.

O Centro oferece infraestrutura completa: Hospital Regional, Praça Ermembergo Pellizzetti, Policlínica de Referência Regional, Postos de Combustíveis, Restaurantes, amplo comércio, Escola COC, Colégio Dom Bosco e o Colégio Sagrado Coração de Jesus, atual IMA.

Mobilidade Urbana
O Bairro Centro como o próprio nome diz, está localizado na região central, ao lado de Bairros como o Jardim América, Canta Galo e Santana. O Bairro Centro proporciona fácil acesso para a BR 470 através da Rua Dom Bosco ou pela SC 350. Já pela Rua Humaitá ou pela Alameda Aristiliano Ramos você chegará no Parque Universitário Norberto Frahm, local com excelente infraestrutura para realização de eventos e caminhadas. Estão inseridos ali o Museu da Madeira, o Núcleo Gerador de Empresas de Desenvolvimento Integrado de Incubação e o Horto Florestal.

Comércio
O Centro reúne diversos lojistas, panificadoras, supermercados, restaurantes, farmácias, voltados para todos os públicos, e uma feira de produtos Coloniais, que é a cara do Bairro. Essa feira é realizada semanalmente, e reúne alguns dos produtos dos agricultores, além de promover as propriedades do turismo rural. A responsabilidade desse espaço é da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Rio do Sul.

Cultura
O Museu Histórico Cultural Victor Lucas teve sua criação em 02 de outubro de 1973, e até hoje possui forte influência na cultura e costumes que refletem o Bairro. Destaca-se como importante valor do Museu e também realiza atividades educativas sobre a história de Rio do Sul. As exposições que mais destacam-se são: Indígenas, Estrada de Ferro, Cotidiano do Imigrante, Famílias, Fotografias, II Guerra Mundial, Saúde e Numismática.

Lazer
Na opção de lazer, o morador pode optar por caminhadas na praça, nas avenidas, utilizar das ciclovias para pedalar com segurança, passear e realizar compras nas galerias, como por exemplo, a Galeria Schroeder ou o Centro Comercial Dellan que possui cinema, pizzaria e o Montana Parks, que dispõem de aparelhos de entretenimento e diversão destinados ao público jovem e infantil.

Hospitais
O Hospital Regional, aberto 24 horas, atende o Alto Vale do Itajaí em várias especialidades, dentre elas, clínica médica e geral, até cirurgia cardiovascular, incluindo serviços de emergência, UTI Geral, cardiologia, neonatal e pediátrica. E a Policlínica abre de segunda a sexta das 06:00 às 18:00 e atende toda a comunidade de Rio do Sul.

Sobre o Bairro…
Cartão Postal, e localizada no Centro de Rio do Sul, a Catedral São João Batista tem mais de 60 anos, em seu interior possui abóbadas (cúpulas), colunas, altar principal imponente decorado em mármore, pinturas nas paredes e teto com variadas luminárias. Nos vitrais da Catedral, de riquíssimo valor, pode-se encontrar os nomes de famílias benfeitoras, da região. As missas ocorrem diariamente às 19:00, quintas às 12:30 e domingo às 07:00, às 09:00 e às 19:00. A construção foi concluída em 1957 e forma um conjunto harmonioso com o Colégio Dom Bosco, Praça Ermembergo Pellizzetti e o monumento do Cristo.

O Bairro possui grande valorização imobiliária e é uma região que cativa os seus moradores e frequentadores graças a sua infraestrutura completa, as ruas arborizadas e onde você encontra tudo o que precisa.

O que você acha do Bairro Centro?
Eugênio Schneider
Fundo Canoas


Conheça o Bairro mais procurado para Moradia.

Fundo Canoas é um Bairro que cada vez mais tem sido o destino de muitas famílias da Cidade de Rio do Sul. O Bairro impressiona por conta da sua tranquilidade e por ser uma área totalmente fora de risco e livre de enchentes.

A Origem
Não se tem registros da data exata que começou a colonização do Bairro Fundo Canoas. Sabe-se que os primeiros colonizadores chegaram de canoa pelo Rio Itajaí-Açú, dentre eles, italianos, europeus alemães e austríacos.
Posteriormente com a derrubada da mata, a primeira família a construir uma casa foram os Perfoll. Dois irmãos da família ao perceberem a qualidade das terras para o cultivo, chamaram toda a família para Rio do Sul. Ali foi desenvolvido atividades como a extração de madeira, à produção de leite, à agricultura e a suinocultura.
Somente com a fundação e institucionalização dos Bairros na década de 1960 que o Bairro se passou a denominar Fundo Canoas.

Educação
O Bairro destaca-se por haver uma escola na comunidade. A Escola de Educação Básica Francisco Altamir Wagner, inaugurada na década de 1925, iniciou-se atendendo as crianças da 1º e 4º série. Nos dias atuais, oferece ensino de qualidade atendendo todo o Bairro.

Lazer
O Bairro Fundo Canoas é bastante residencial, destaca-se pela tranquilidade, pelas ruas calmas, onde se veem muitas crianças divertindo-se com suas bicicletas, pela natureza, destaca-se pelo clima agradável, pela cachoeira, que segundo os moradores da região é maravilhosa.  Sendo um refúgio tanto para os moradores da região como para muitos visitantes que desejam conhecer essa linda cachoeira.
Outra grande referência de lazer no Bairro Fundo Canoas é a antiga Cervejaria Hindenburg, hoje conhecida como Bistrô 26, o qual oferece um ambiente agradável e descontraído, com diversas opções de bebidas e pratos típicos da cozinha alemã. Vale a pena conhecer.

Gastronomia
Quem prefere reunir os amigos e a família em um barzinho, o Wunder Express é uma ótima escolha. Com chopps de ótima qualidade e atendimento diferenciado, o Wunder atrai diversas pessoas, destacando-se pelo ambiente agradável e descontraído, e claro, por fazerem entregas no conforto da sua casa.

Acesso
Os moradores do Bairro contam com vias ao seu redor para ir até o Centro da Cidade que facilitam muito a rotina do dia a dia. Como por exemplo, a Estrada Boa Esperança e Rua Princesa Isabel permite rápido acesso ao Centro de Rio do Sul, com diversos estabelecimentos disponíveis para o que você precisar, como, farmácias, supermercados, lojas de roupas, cafeterias e muito mais… seguindo ainda pela Estrada Boa Esperança permite acesso a BR 470.

Transporte
O Bairro Fundo Canoas tem uma vantagem no que diz respeito a locomoção de pessoas. O Bairro conta com diversos pontos de ônibus, os quais levam para diversos pontos da Cidade de Rio do Sul.

Cultura
O Bairro abriga inúmeros torcedores do “Esperança”, um ótimo time de futebol que vem trazendo até os dias atuais, muita diversão e alegria para a comunidade.
Empresa Altermed
Fundada pelo Senhor Anacleto Ferrari em outubro de 1995, o nome Altermed foi criado a partir de uma justaposição das primeiras sílabas do nome de seus pais Alvino e Terezinha seguida da sílaba MED retirada da palavra médico. Proporcionando mais ênfase ao sentido da palavra em relação ao ramo de atividade. Nos dias atuais, a Altermed armazena e distribui medicamentos e materiais médico-hospitalares com excelência e no mais alto padrão para todos os seus clientes.

Hospitais
Na região você encontra ótima infraestrutura e serviços, como se pode observar com o Posto de Saúde localizada na Rua João Papa XXIII, atendendo todos os moradores do Bairro.

O Bairro Fundo Canoas é…
Um dos Bairros mais tradicionais de Rio do Sul. Quer saber o motivo? Aqui tem de tudo e sem perder a calmaria de um Bairro residencial. O que não existe dentro do Bairro, está ou no lado ou próximo do Centro. Além de ter uma localização privilegiada, possui excelentes opções de entretenimento e lazer, como foi citado acima.
É um dos Bairros mais bem estruturados, e garante sem dúvida, um ambiente de muito bom padrão. Não é à toa que o Bairro Fundo Canoas é tão cobiçado e considerado um dos melhores de Rio do Sul. Além de ser uma zona de grande valorização imobiliária, é também uma região que cativa os seus moradores e frequentadores, graças as ruas arborizadas e tranquilas e o seu perfil de Bairro nobre e tradicional.

Escrito por Suelen Tavares Ziehlsdorff


Itoupava
Jardim Alexander
Jardim América

De pequenas casas a um bairro Central Admirado.

Quem anda pelo Bairro Jardim América, leva os filhos ou o cachorro para passear por suas ruas amplas, admirando a quantidade de áreas verdes e a tranquilidade que reina em um bairro que, hoje, é um dos mais importantes Bairros de Rio do Sul.

A história do Bairro Jardim América remonta aos anos 1950 quando o Bairro contava com apenas uma casa de comércio: a União Comercial Riosulense da família Pamplona. Nela comercializava mantimentos, ferragens e roupas atendendo a população de Rio do Sul e da região.

Na década de 60 o Bairro transformou-se em área residencial, sendo totalmente loteado. Foram construídas casas simples, onde residiam a grande maioria de trabalhadores de fábricas. A fábrica de Móveis Hennich surgiu na mesma década, e existe até hoje. Está no mercado a mais de 50 anos sempre mantendo a tradição e qualidade nas produções.
O Bairro mudou muito, e há quem se surpreenda com o fato de que nessa década existia um aglomerado de casebres “a Beira”, que abrigava pessoas de baixa renda às margens do rio Itajaí-Açu. Hoje conhecemos por Unidavi.
Naquele tempo a Unidavi ficava localizada no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul e com a expansão das áreas de atuação e com novos cursos de Graduação, Pós-Graduação, foi transferida para a sede própria que conhecemos pela antiga “Beira”, às margens do Rio Itajaí-açú.
Mas foi no ano de 1970 que o Bairro Jardim América começou a mudar. As residências simples deram lugar a construções luxuosas, beneficiando os moradores de classe média alta pela localização central.
No ano de 1994 nasceu a Supergasbras, formado pelo João Dolsan e pelo popular Bento, seu sogro na década. Nos dias de hoje a marca Supergasbras representa em todo o Alto Vale do Itajaí. João Dolsan responde pelo comercial e Margarete Dolsan pelo financeiro, sua esposa.
A Marca Supergasbras se encontra em milhões de lares, facilitando o dia a dia de muitas pessoas, além de encontrarem nos Shopping Centers, restaurantes, hotéis, bares, nas horticulturas, aviculturas, uso agrícola, entre muitos outros.
Hoje, o Bairro Jardim América é um dos Bairros mais importantes de Rio do Sul e muito procurado para morar. Motivos é que não faltam: Tranquilidade, qualidade de vida, o verde da natureza, comodidade por ser um Bairro localizado na região central e segurança, são alguns dos atrativos do Bairro.
O Bairro impressiona pelo fácil acesso ao Centro e as diversas opções de lazer. Esses são um dos fatores pelas quais os moradores não planejam se mudar para outro Bairro da Cidade.

Gastronomia
O bairro também é conhecido pelos diversos restaurantes, bares e cervejarias para todos os gostos.
O Bairro apresenta também espaços como o Seiko Sushi e Forneria, que traz um pouco da especialidade de comida japonesa, além de pizzas e drinques que agradam muito o paladar das pessoas que o frequentam.
O Opa Boteco é conhecido pelo seu cardápio de deliciosos quitutes, além da boa música o espaço garante muita alegria e descontração ao lado do famoso Gddoky Lanches que foi o “Point” dos universitários por muito tempo.

Acessos
O Bairro oferece acesso rápido a qualquer região da Cidade. Pela via Rua 7 de Setembro e pela via Rua São João, por exemplo, são alternativas de rotas para chegar ao Centro de Rio do Sul.
Já pelo Progresso via Elevado José Thomé e Estrada Boa Esperança, oferece fácil acesso a BR-470, um trajeto mais rápido com trânsito normal.
É essa a conectividade do Bairro Jardim América que permite que o morador transite tranquilamente para qualquer ponto da cidade, facilitando a rotina do dia a dia ou para as viagens em família.
Na região você encontra fácil acesso ao Hospital Regional, pela via Rua 7 de Setembro, o Hospital Samária pela via Rua João Conrado Stoll e a Upa 24 horas pela via BR-470.

O Bairro Jardim América é um importante Bairro de Rio do Sul, pela sua história, por sua localização privilegiada, pelo desenvolvimento e pelas belas paisagens formadas por belíssimas casas, o verde, e as ruas amplas que contemplam este Bairro.

Escrito por Suelen Tavares Ziehlsdorff
Laranjeiras
Navegantes
Pamplona
Progresso
Rainha
Santa Rita
Santana
Sumaré
Taboão
Valada itoupava
Valada São Paulo


Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies